One Of The Most Unique Cheeses On Earth

13 December, 2021

A pequena ilha portuguesa de São Jorge é o lar de um dos queijos mais

exclusivos da Terra

.

BY RACHEL PASCHE in Tastintable.com

E se lhe disséssemos que há uma pequena ilha no oceano Atlântico que está quase constantemente envolta em neblina, tem duas vezes mais vacas do que pessoas e faz um queijo único? Soa um pouco como um conto de fadas, o ótimo cenário para um romance, ou talvez um especial de Anthony Bourdain, mas é muito real, e é tão mágico quanto parece.
A ilha de São Jorge fica a 900 milhas a oeste de Portugal, uma paisagem exuberante com "altas falésias relvadas, ... rico solo vulcânico" e uma população que consiste principalmente de vacas (via Cheese Connoisseur). O clima único e a abundância de bovinos criam um queijo incrivelmente raro que só é criado na ilha, apropriadamente chamado de queijo de São Jorge. A economia da ilha é tão dependente do produto, que o tempo "é definido quando as vacas precisam de ordenha". A ilha dos Açores emprega métodos tradicionais de fabricação de queijo, o que lhe confere um sabor e textura distintos não presentes em outros queijos.

A dieta e o estilo de vida da vaca desempenham um grande papel

Descrito pelo Cheese Connoisseur como tendo uma "notável... textura firme e quebradiça semelhante ao Cheddar", o queijo São Jorge oferece um sabor distinto que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar. O outlet partilha que, “à medida que envelhece, o queijo de São Jorge transforma-se de um sabor ligeiramente doce e suave para um certo sabor especial e picante”. Devido à forma como a coalhada é embalada, o queijo é "amarelo amanteigado" na aparência e "pontilhado de olhos minúsculos e irregulares".
As vacas criadas ao ar livre são bem-vindas para pastar onde quiserem, consumindo apenas as gramíneas e ervas selvagens da ilha. Isso confere ao queijo um aroma distinto de erva. Em vez de usar culturas comerciais, o soro do lote do dia anterior é adicionado ao leite. Alguns acreditam que esse método é parte do que dá ao queijo o seu sabor único. As variações nas ervas e gramíneas que as vacas comem são baseadas nas estações de crescimento, o que significa que cada roda é única e os sabores mudam ligeiramente de lote para lote.
O clima também afeta o queijo, de acordo com o Food Insider, com os melhores queijos vindos dos meses de inverno devido à humidade. É também por isso que o queijo é envelhecido à temperatura ambiente, muitas vezes em altitudes mais altas – para aproveitar ao máximo o clima nebuloso da ilha.

Read more

Visitar a Ilha de São Jorge com António Faria